domingo, 24 de maio de 2015

AS SETE VIDAS DE NELSON MOTTA


Este não é o primeiro livro escrito pelo Nelson Motta (1944) que leio, já escrevi no blog sobre Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia e O Canto da Sereia. Seu melhor livro foi, na minha mais modesta opinião, Noites Tropicais. Inaugurou na minha biblioteca o que chamo de autobiografia com opinião, o autor narra os fatos vividos e se da o direito de opinar sobre eles no momento que escreve, sem ficar só na redação cronológica em si. Danuza Leão fez isso de forma esplêndida no livro Quase Tudo, publicado em 2005.

De ‘As Sete Vidas de Nelson Motta’ posso dizer duas coisas:

Primeiro, sou fã e queria ter vivido a vida dele. Desde Noites Tropicais fiquei fascinado de como Nelson nasceu com a estrela da sorte. Ele estava nos lugares certos nas horas certas e participou de momentos maravilhosos da nossa música. A foto de capa de As Sete Vidas já diz tudo, lá está ele ao lado de Tom Jobim, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Braguinha, Linda Batista, Edu Lobo, Zé Keti e tantos outros que, na época, já eram de gerações diferentes.

Segundo, o livro As Sete Vidas, para quem já leu Noites Tropicais, soa menor e repetitivo. Não estou desmerecendo o livro, há coisas novas que acrescentam mais ou menos glamour à sua história de vida, mas em grande parte tenho a sensação que já vi esse filme. Entendi que muitos títulos são o resgate das suas colunas nos diversos jornais que trabalhou e isso é um mérito, mas o gênero imposto na obra é de autobiografia e em diversos momentos soa raso, como se o próprio autor nos dissesse: “eu já escrevi sobre esse assunto no livro anterior e agora vou dar só uma pincelada”.

Entretanto a constatação maior que me veio à cabeça quando terminei a leitura foi que ‘estou velho’. Não sei se ultimamente ando lendo muitas biografias: O Réu e o Rei, Chacrinha, Elis Regina, e em todas eu me reconheci em muitos momentos, em várias passagens eu fechei o livro e disse a mim mesmo: ‘Eu estava lá’. O mesmo aconteceu com esse livro, em muitas histórias do Nelson eu lembrei a época, onde eu estava, e até o momento exato que ouvi determinada música ou comprei o disco mencionado. Antigamente eu lia livros de história que representavam um passado muito distante, agora estou lendo outros livros, também de história, mas o passado faz parte da minha vida. É, a idade chega.

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Sofá do restaurante Mariposa - Shopping Barra
Data: 25/07/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário