domingo, 23 de novembro de 2014

CAPRICHOS & RELAXOS


Ando meio sem tempo para ler. A frase anterior me doeu muito para escrever e quando pensei nisso outro dia fiquei ainda mais dolorido, uma dor veio do coração e não sei se era dor física ou aquela dor na alma. A constatação que fiz é fruto do excesso de trabalhos nas mais diversas vertentes que ando me propondo a fazer. Recentemente coloquei na mochila livros de poesia, já que posso ler em pequenas pílulas sem perder o enredo caso seja interrompido.

E foi justamente por isso que joguei mochila adentro um livro publicado ano passado com a obra de Paulo Leminski (1944-1999) e venho me deliciando com seu bom humor, sua requintada e intrincada verte linguística para construir versos que parecem palavras soltas, mas que não o são.

Daí querer abandonar um livro bem bacana chamado Caprichos & Relaxos que li pela primeira vez em maio de 1986 nas várias formas recomendadas pelo autor. A decisão é sua sobre a forma de ler o livro, assim com a ordem da leitura. Ele nos diz:

“Aqui, poemas para lerem, em silêncio, o olho, o coração e a inteligência. Poemas para dizer, em voz alta. E poemas, letras, lyrics, para cantar. Quais, quais, é com você, parceiro.”

E se você tem mais de quarenta anos e pensa: “Nunca li nada desse cara” te digo que se não leu, ouviu, e muito, poemas maravilhosos desse curitibano faixa preta de judô. A começar pela música ‘Verdura’ gravada por Caetano Veloso no LP Outras Palavras, você provavelmente cantou em altos brados ‘Mudança de Estação’ junto com o grupo A Cor do Som, e ouviu até enjoar a música ‘Promessas Demais’ na voz de Ney Matogrosso durante a exibição da novela Paraíso da Rede Globo, e por aí vai.

Paulo Leminiski, ou só Leminski como preferia ser chamado, tem uma obra incrível. Comece agora, leia um poema dele e enriqueça o seu dia.

Contranarciso

em mim
eu vejo o outro
e outro
e outro
enfim dezenas
trens passando
vagões cheios de gente
centenas

o outro
que há em mim
é você
você
e você

assim como
eu estou em você
eu estou nele
em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Farol da Barra
Data: 02/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário