domingo, 22 de dezembro de 2013

O PASTOR


Já escrevi aqui no blog que o Natal não é o meu feriado favorito, as comemorações viraram uma espécie de “obrigação” e o presente deixou de ser um momento de descontração e alegria para tornar-se uma distribuição infinita de sacolas de grife, porque se não for de grife a cara de decepção do presenteado é certa. Entretanto, como sempre acho que tudo na vida vale a pena, o Natal é a época dos panetones, eu adoro panetone, e também da programação especial na TV que tem um ‘q’ de igual variado, se é que isso é possível.

Na literatura temos poucas obras com o tema natalino que realmente valem a pena e eu fui buscar no fundo da minha estante uma fábula de Natal, intitulada O Pastor. Publicado em 1982 esse conto, ou fábula, foi escrito por Frederick Forsyth (1938), ele mesmo, o autor de O Dia do Chacal, O Dossiê Odessa, Cães de Guerra e O Quarto Protocolo, só para citar meus preferidos. Frederick é um autor de livros thrillers, se é que essa categoria existe, e sua formação e atuação como jornalista na BBC, Daily Express e revista TIME, contribuíram muito para torna-lo um expert em livros de ação com conteúdos históricos reais.

O Pastor é um livro diferente no contexto de sua obra, é um conto, ou uma fábula, como eu gosto mais de chama-lo. E é da experiência do autor como piloto de aviões que surge a ideia para essa obra comovente e quase lúdica.

Conheceremos a história de um jovem piloto da Royal Air Force (RAF) que recebe uma licença para comemorar o Natal com a família no Reino Unido. Com um luar belíssimo no céu noturno e gélido da Alemanha ele decola sozinho em seu avião de caça para sobrevoar a Holanda em direção ao Mar do Norte. Uma pane na aeronave muda o rumo da tranquila viagem, ele está perdido no nevoeiro e o avião começa a perder altitude, o rádio não funciona e o radar, assim como a agulha da bússola, gira sem controle. O jovem piloto sabe que morrerá em poucos minutos. Quando tudo parecia perdido e o combustível já se esgotava nos tanques, apareceu uma ajuda inesperada.

Coisas que só acontecem na noite de Natal.

Cidade do abandono: Salvador/BA - Rio de Janeiro/RJ
Local: Voo 6211 - Avianca - Bolsa da poltrona 17K
Data: 12/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário