domingo, 14 de julho de 2013

DE GÊNIO E LOUCO TODO MUNDO TEM UM POUCO


Quem me conhece mais a fundo sabe e quem é leitor assíduo do blog também sabe. Não sou muito chegado a livros de psicologia ou livros de autoajuda. Não tenho a menor paciência para livros que não contam histórias, ou aqueles que as usam falsamente para nos encher de parábolas e pensamentos filosóficos. É uma questão de gosto literário, e nada tenho contra quem os lê ou escreve. Apenas não me convence as “receitas” para ser feliz, se você quer contar sua vida então escreva uma biografia, use-a para mostrar ao mundo como você é ou como viveu determinada situação. Mas não me venha com a ideia de que eu tenho que fazer igual porque isso não me interessa.

Há dois anos hospedei aqui em casa um amigo de São Paulo, Eduardo Prata, e ele acabou esquecendo aqui quando foi embora o livro que pretendo abandonar: De Gênio e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco. O título não me atraiu nem um pouco, mas ao investigar o autor Augusto Cury (1958), tomei um susto com a quantidade de títulos e a quantidade de exemplares vendidos, mais de dezoito milhões. Está escrito em qualquer pesquisa feita no Google que ele é um dos autores com o maior número de títulos entre os mais vendidos da atualidade. Fiquei tão espantado que me predispus a ler a obra.

Os personagens Bartolomeu (o Boquinha) e Barnabé (o Prefeito), segundo apurei, já estavam presentes nos livros Vendedor de Sonhos – O Chamado e Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos, nesse livro ganham status de personagens principais com uma comicidade planejada e um drama com ares de revolução, equilibrando nas histórias/aventuras um pouco de filosofia, e um mix de psicologia e sociologia voltadas basicamente para os mais jovens.

A ideia do autor é provocar o debate sobre questões como violência urbana e exclusão social. Para saber se ele consegue esse feito você terá que ler o livro. Nesse caso, minha modestíssima opinião ficará só para mim.

Cidade do abandono: Rio de Janeiro/RJ
Local: Taxi Aeroporto - Av. Presidente Vargas - Bolso do banco traseiro
Data: 15/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário