segunda-feira, 4 de junho de 2012

PERDAS & GANHOS


Não é a primeira vez que vou escrever sobre Lya Luft e espero falar dela ainda muitas e muitas vezes nesse blog já que Lya possui uma obra vasta, muito rica na minha humilde opinião, que me fascina e ao mesmo tempo dá uma chacoalhada no meu cotidiano. Isso me deu uma ideia para começar a nova série de livros que pretendo abandonar; livros que nos levem a pensar. Não me canso de repetir aqui que gosto de histórias, e isso não se traduz simplesmente em aventuras ou biografias, eu gosto da forma como os autores às contam. Alguns livros nos trazem apenas entretenimento, outros juntam a isso uma boa dose de informações sobre os mais variados assuntos, e poucos ainda conseguem juntar neste caldeirão um toque de filosofia e experiências de vida.

Esse é o caso de Lya Luft (1938). Perdas & Ganhos é o seu 17º livro, é nele que Lya leva a escrita para o lado pessoal e busca dar um testemunho sobre suas experiências e o amadurecimento. Um livro que convoca o leitor para ser seu amigo imaginário, cúmplice de reflexões sobre a infância, a solidão da morte, o valor da vida e à transcendência de tudo. E por mais pretensioso que possa parecer é assim que escrevo para o blog. Imaginando quem está lendo, em como irá reagir aos meus pitacos literários, e se terá humor para entender minhas reflexões. Você, meu ilustre leitor, é o meu amigo imaginário e a quem dedico meu tempo.

Lya disse numa entrevista sobre o livro: “O que escrevo nasce de meu próprio amadurecimento, um trajeto de altos e baixos, pontos luminosos e zonas de sombra. Nesse curso entendi que a vida não tece apenas uma teia de perdas mas nos proporciona uma sucessão de ganhos”. Tratar assuntos tão complexos como ternura, amor, amizade, compaixão, ética, morte, delicadeza, não é fácil, mas também não é uma tarefa inglória. Gosto de Lya porque ela nos traz o pensar e sempre nos lembra de que somos responsáveis e ao mesmo tempo inocentes em relação ao que acontece em nossas vidas, somos autores e também vítimas das nossas escolhas e omissões.

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Praça do Campo Grande
Data: 06/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário